Destaque Terroristas bloqueiam estradas e extorquem motoristas em Cabo Delgado

Terroristas bloqueiam estradas e extorquem motoristas em Cabo Delgado

Um grupo de terroristas islâmicos tem estabelecido barricadas e a cobrar taxas ilegais a condutores nas estradas do distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

Fontes citadas pela Agência Portuguesa de Notícias (LUSA) relatam que, na passada sexta-feira, os insurgentes fecharam a Estrada Nacional 380 (N380) no troço entre Xitaxi e Chitunda, no distrito de Muidumbe. Uma das vítimas descreveu que, enquanto viajava para Muidumbe, se deparou com um grupo armado que interrompeu a passagem e começou a revistar cada veículo, exigindo a quantia de 10.000 meticais (cerca de 150 dólares na actual taxa de câmbio) para cada três pessoas.

Segundo a mesma fonte, pelo menos 30 pessoas foram alvo de extorsão por parte dos insurgentes, e alguns familiares ainda contribuíram com dinheiro para evitar sequestros. Uma outra testemunha afirmou: “Éramos pelo menos 30. Todos pagámos, e graças a Deus, chegámos ao nosso destino”.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o terrorismo tem forçado, nos últimos meses, o deslocamento de cerca de 300.000 pessoas nas províncias do norte, nomeadamente Cabo Delgado e Nampula. Desde 2017, ataques de extremismo violento têm ocorrido em Cabo Delgado, resultando na morte de pelo menos 6.200 pessoas e no deslocamento de mais de um milhão.

Recomendado para si:  Circulação normalizada na N220 após reparações na via

A violência tem vindo a expandir-se para outras regiões, especialmente em Nampula. Recentes ataques no distrito de Memba indicam claramente que os jihadistas estão a mover-se para sul, em direcção aos distritos costeiros de Nampula.

Destaques da semana