A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) anunciou o reforço da fiscalização de preços e qualidade dos produtos durante a quadra festiva, através da mobilização de sete brigadas especializadas que irão operar na cidade e nos distritos da província.
A informação foi divulgada após uma visita do secretário do Estado de Nampula, Plácido Pereira, à delegação provincial da INAE. Segundo o delegado provincial, Alexandre Silvano, as brigadas são compostas por técnicos da Indústria e Comércio, Serviços Provinciais das Actividades Económicas (SPAE), Conselho Municipal e Serviços Distritais das Actividades Económicas, numa operação articulada para assegurar um maior controlo nesta época festiva.
“O INAE está preparado com um universo de sete brigadas, que contarão com a colaboração dos serviços económicos ao nível dos distritos. O foco principal será a verificação da formação dos preços, prestando especial atenção a aumentos injustificados nos bens mais procurados nesta altura do ano”, afirmou Silvano.
O delegado provincial esclareceu que as brigadas terão a responsabilidade de analisar as margens de lucro para determinar possíveis práticas de especulação de preços. Em relação à adulteração de produtos, Silvano indicou que até ao momento não foram registados casos, mas garantiu que qualquer irregularidade será encaminhada à Procuradoria, uma vez que a adulteração é considerada uma ofensa criminal.
O secretário do Estado de Nampula apelou ao reforço do trabalho fiscalizatório, com o intuito de proteger os consumidores durante esta fase do ano. “Devemos continuar a trabalhar para evitar grandes oscilações de preços, garantindo que todos possam passar a festa de Natal e de fim de ano com dignidade. É igualmente importante manter a fiscalização nos serviços hoteleiros e de restauração, assegurando a qualidade dos alimentos e serviços prestados”, enfatizou Plácido Pereira.

















