Economia Governo insta Millenium Bim a reforçar crédito para impulsionar PMEs produtivas

Governo insta Millenium Bim a reforçar crédito para impulsionar PMEs produtivas

O governo de Moçambique incentivou o Banco Millenium Bim a expandir o crédito às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) voltadas para a produção, destacando o potencial do país em áreas como energia, terras, agroindústria, e modernização de corredores logísticos.

Em declarações proferidas durante o encerramento da Conferência Económica Visão M, organizada pelo Millenium Bim em celebração dos 30 anos da sua fundação, o Presidente da República, Daniel Chapo, sublinhou que a forma como o país utiliza os seus recursos hidroeléctricos, o gás, as terras, os portos e o sistema financeiro influenciará a celeridade na conquista da independência económica.

O Presidente afirmou que o governo está a apostar na energia como motor da industrialização, destacando que o país se posiciona actualmente como o maior exportador de energia limpa e fiável na região da África Austral.

“Três décadas de contributo decisivo para a modernização do sector financeiro e para o crescimento do nosso país”, afirmou Daniel Chapo, fazendo referência ao impacto da instituição no contexto económico nacional.

Chapo indicou que o executivo está à procura de parcerias internacionais visando transformar Moçambique num dos principais exportadores de energia do continente. Reiterou a importância do Millenium Bim como entidade promotora da bancarização, financiamento da produção e investimento em tecnologia.

Recomendado para si:  Inauguração de fábrica de grafite e entrega de casas em Nipepe

O ministro da Planificação, Salim Valá, salientou que o Millenium Bim não apenas acompanhou, mas também ajudou a moldar a evolução do país, enfatizando a confiança da instituição nas potencialidades moçambicanas.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Millenium Bim, Moisés Jorge, revelou que nos últimos cinco anos a instituição distribuiu 450 milhões de dólares em dividendos, destacando a estabilidade das relações com accionistas como o Estado moçambicano e outras entidades significativas.

Nos últimos anos, o banco contribuiu com cerca de 300 milhões de meticais em pagamentos de impostos ao Estado, reflectindo o seu papel na economia nacional.

As celebrações do 30º aniversário do Banco Millenium Bim foram marcadas por debates sobre a situação geopolítica e económica mundial, contando com a participação de diversos oradores, incluindo Paulo Portas.

Destaques da semana