Economia Gaza se torna pioneira na produção de biocombustível com casca de castanha

Gaza se torna pioneira na produção de biocombustível com casca de castanha

A província de Gaza estabeleceu-se como produtora de biocombustível, utilizando a casca de castanha, um combustível conhecido como LCC, indicado para motores de compressão.

A informação foi divulgada durante uma apresentação à governadora Margarida Mapanzene Chongo, pela empresa “Permakeshows”, detentora de capitais estrangeiros.

Fundada no distrito de Bilene, a Permakeshows dedica-se ao processamento de castanha desde 2018 e pretende consolidar a sua posição como um actor relevante na matriz energética nacional. A empresa visa a criação de novas oportunidades de emprego para os jovens, além de fomentar a geração de renda e receitas para o Estado.

Até ao momento, foram exportadas mais de 1,400 toneladas deste biocombustível para o mercado europeu, especificamente para Itália, onde é refinado nas instalações da ENI, uma gigante no sector de petróleo e gás.

Gonçalo Correia, Presidente do Conselho de Administração da Permakeshows, revelou que a empresa já enviou os primeiros 70 contentores, cada um contendo 20 toneladas de produto.

Durante a visita ao empreendimento, a governadora Margarida Mapanzene Chongo elogiou a iniciativa da empresa em diversificar a produção e reaproveitar a matéria-prima para a criação de novos bens.

Recomendado para si:  Inauguração de fábrica de grafite e entrega de casas em Nipepe

Destaques da semana