Economia Fundação Tzu Chi investe 3 milhões de dólares em clínica na Beira

Fundação Tzu Chi investe 3 milhões de dólares em clínica na Beira

A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique irá investir cerca de três milhões de dólares norte-americanos na construção de uma nova clínica na cidade da Beira, situada na província de Sofala. 

Este projecto visa reforçar os serviços de saúde e melhorar o acesso da população a cuidados médicos essenciais.

De acordo com Dino Foi, presidente da Fundação, a Clínica Tzu Chi Beira surge como uma resposta às crescentes necessidades do sistema de saúde local, especialmente num contexto de elevada pressão sobre as infra-estruturas existentes. “O objectivo deste projecto é, principalmente, reforçar a capacidade de resposta do sistema de saúde na cidade da Beira, garantindo serviços essenciais para a comunidade”, afirmou.

A nova clínica será localizada no Bairro da Ponta-Gêa, onde também se instalarão os escritórios da organização na cidade. A unidade de saúde prestará uma variedade de serviços, incluindo Medicina Geral, Ginecologia, Pediatria, Odontologia, Fisioterapia e Medicina Tradicional Chinesa, proporcionando uma abordagem abrangente aos cuidados de saúde.

Embora a clínica siga um modelo de funcionamento com fins lucrativos, Dino Foi enfatizou o compromisso humanitário da fundação, com a realização prevista de, pelo menos, duas jornadas mensais de consultas gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social na província de Sofala.

As obras de construção da clínica começaram em Setembro deste ano, com a conclusão da infra-estrutura prevista para Dezembro de 2026. A medicina é um dos quatro pilares da actuação da Tzu Chi a nível global, juntamente com a educação, a caridade e a cultura humanística. Desde 2012, a organização já beneficiou mais de sete mil pessoas em Moçambique através de diversos projectos humanitários.

Recomendado para si:  Renovação do projecto Mozambique LNG marca avanço económico em Cabo Delgado

A fundação está, adicionalmente, a desenvolver o Instituto de Formação de Saúde de Nhamatanda, com um investimento superior a 500 mil dólares. Recentemente, foi também entregue o Centro de Saúde de Metuchira, avaliado em mais de 230 mil dólares, além do apoio regular à alimentação e apetrechamento de pacientes no Hospital Rural de Nhamatanda, todos localizados na província de Sofala.

Sofala destaca-se como a província que concentra a maior parte das intervenções humanitárias da Tzu Chi Moçambique. Após a assinatura de um memorando com o Governo moçambicano, a fundação intensificou a sua presença na região após os efeitos devastadores do ciclone Idai, que atingiu a área em 2019.

Com um financiamento global de 108 milhões de dólares, assegurado pelos mais de 10 milhões de voluntários da Tzu Chi em todo o mundo, está em curso em Sofala a construção de três mil habitações, das quais 1.673 já foram finalizadas e entregues. Além disso, 23 escolas estão a ser erguidas, com 14 já concluídas, todas destinadas às comunidades afectadas pelo ciclone.

Destaques da semana