O Ministério da Educação e Cultura (MEC) de Moçambique retoma a realização dos exames de Inglês, Química, Física e História da 9.ª classe, que haviam sido inicialmente programados para os dias 26 e 27 de Novembro.
A anulação dos exames ocorreu após a circulação nas redes sociais das provas antes da sua realização.
O porta-voz do Ministério, Silvestre Dava, revelou que a fuga de informação foi detectada no distrito de Milange, na província da Zambézia, onde ocorreram violações nos envelopes que continham os exames das quatro disciplinas. “O Ministério da Educação detectou no distrito de Milange a fuga de exames das disciplinas de língua inglesa, química, história e física, resultado da violação dos envelopes contendo as provas que estavam agendadas para os dias 26 e 27 de Novembro”, explicou.
As autoridades informaram que o director pedagógico e o adjunto-pedagógico da Escola Básica de Nagor, em Milange, foram detidos no Comando Distrital da PRM, suspeitos de estarem envolvidos no vazamento dos exames.
No total, 12 pessoas estão formalmente implicadas no esquema, incluindo o director do Serviço Distrital de Educação de Milange, o director da Escola Básica de Nagor, o director adjunto pedagógico, técnicos do sector e dois professores designados como vigilantes.














