Economia Projecto “Energia Para Todos” leva luz a mais de 16 mil habitantes...

Projecto “Energia Para Todos” leva luz a mais de 16 mil habitantes em Sussundenga

A vila municipal de Sussundenga, localizada no distrito homónimo da província de Manica, verá cerca de 16 mil habitantes ganharem acesso à energia eléctrica proveniente da rede nacional.

Este avanço resulta da instalação de postes de média tensão em vários bairros, cuja iluminação deverá ser activada ainda este ano. O presidente do Município, Manuel Sumila, anunciou a iniciativa, inserida no programa presidencial “Energia Para Todos”, um projecto que visa assegurar a universalização do acesso à electricidade até 2030.

Actualmente, a electrificação está a ser implementada em dois bairros específicos: Muzoria e Nhamezara. Nestes locais, foram colocados 46 postes de média tensão, abrangendo uma extensão superior a 2,5 quilómetros. Assim, nos próximos meses, os residentes desses bairros poderão beneficiar de uma fonte de energia mais eficiente e de qualidade.

Durante uma conferência à AIM, Sumila afirmou que alguns habitantes terão acesso à electricidade pela primeira vez. O edil mencionou que também se encontra em curso um trabalho semelhante na zona de expansão dos bairros Nhamezara, onde já foram erigidos 16 postes de média tensão adicionais.

Nos dias vindouros, a rede eléctrica será estendida para os bairros Chicueu e Nhamwaia, totalizando cinco comunidades que beneficiarão um total de 16.412 cidadãos.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

O presidente do conselho municipal realçou que estão a ser feitas aberturas de covas para a colocação de postes de baixa tensão, com o objectivo de garantir a distribuição domiciliária. Este trabalho conta com o apoio da Empresa Electricidade de Moçambique (EDM).

Sussundenga, com uma população de 43.612 habitantes distribuídos por 17 bairros, enfrenta ainda desafios relacionados com a falta de electricidade em várias das suas áreas. O presidente do município expressou a esperança de que, dentro de alguns meses, a quase totalidade da vila possa ser iluminada.

“Estamos a promover a iluminação pública para garantir que a vila se torne cada vez mais segura e livre de relatos de criminalidade”, afirmou Sumila. O programa “Energia Para Todos”, que visa levar electricidade à totalidade da população moçambicana, foi oficialmente lançado a 12 de Novembro de 2019 como parte da Estratégia Nacional de Energia e está alinhado com o Plano Quinquenal do Governo e com os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Este programa abrange todos os moçambicanos, incluindo as populações rurais e aquelas em áreas isoladas, com a intenção de fornecer energia sustentável e acessível a todos, visando a cobertura total até 2030. As famílias que vivem a menos de 100 metros do ponto de ligação beneficiarão especialmente desta iniciativa.