Pelo menos 115 pessoas morreram devido a chuvas torrenciais no estado de Rivers, uma região produtora de petróleo na Nigéria, segundo as autoridades de emergência.
A cidade de Okrika, no sul da Nigéria, foi particularmente atingida pela intensidade da chuva, que provocou inundações e deslizamentos de terra, soterrando casas e arrastando pessoas.
As equipas de resgate continuam a trabalhar arduamente, e afirmam que mais corpos estão a ser retirados dos escombros. As cheias, que tiveram início no princípio desta semana, deixaram muitos residentes desalojados e geraram um estado de pânico nas comunidades afectadas.
A Nigéria enfrenta frequentemente inundações sazonais, mas a conjugação de um planeamento urbano deficiente, sistemas de drenagem bloqueados e as alterações climáticas têm contribuído para que estes desastres se tornem mais frequentes e mortais. As autoridades locais exigem agora a implementação de melhores infraestruturas e sistemas de alerta precoce para mitigar futuros impactos.
As operações de resgate estão em curso, no entanto, o acesso a algumas áreas remotas permanece difícil devido aos danos nas estradas e aos elevados níveis de água.