Internacional Incêndios florestais no Canadá levam milhares a abandonar as suas casas

Incêndios florestais no Canadá levam milhares a abandonar as suas casas

Os incêndios florestais continuam a assolar o centro do Canadá, obrigando à deslocação de cerca de quatro mil pessoas nas províncias de Saskatchewan e Manitoba. 

As autoridades canadianas revelaram que a situação se agrava com as temperaturas elevadas e as noites tropicais que se fazem sentir na região, aumentando o risco de propagação dos fogos rurais.

Muitos dos evacuados são residentes de comunidades indígenas, predominantemente no norte de Saskatchewan. Peter Beatty, chefe da Nação Cree Peter Ballantyne, uma das comunidades afectadas, informou os meios de comunicação locais que aproximadamente duas mil pessoas já foram retiradas, enquanto outras duas mil foram instruídas para abandonar as suas habitações.

Na província vizinha de Manitoba, a comunidade de Flin Flon encontra-se sob alerta de evacuação. Um incêndio florestal que começou em Saskatchewan aproxima-se perigosamente desta cidade mineira, com uma população de cerca de cinco mil habitantes. Como medida de precaução, alguns doentes em estado crítico já foram transferidos do hospital local de Flin Flon.

Recomendado para si:  Sean ‘Diddy’ Combs pede perdão presidencial a Donald Trump após condenação

Centenas de pessoas foram também obrigadas a deixar as suas casas nas cidades de Hall Lake e Canoe Lake, em Saskatchewan, devido à ameaça dos incêndios.