Destaque Sudão: Ataque a Hospital em El Fashe deixa 70 mortos e 19...

Sudão: Ataque a Hospital em El Fashe deixa 70 mortos e 19 feridos

Um ataque devastador a um hospital saudita na cidade de El Fasher resultou em 70 mortes e 19 feridos, incluindo pacientes e acompanhantes.

O incidente ocorreu enquanto a unidade de saúde estava repleta de doentes, conforme relatado pelo Director da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma publicação na rede social X, citada pelo Notícias ao Minuto.

Além do ataque ao hospital, outra unidade de saúde em Al Malha também foi alvo de agressões, aumentando a preocupação com a segurança dos serviços de saúde na região. O governador de Darfur, Minni Arko Minawi, atribuiu o ataque ao grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), que tem exercido um controle significativo sobre a vasta região ocidental de Darfur.

Minawi sublinhou que o hospital atacado era o único ainda a fornecer serviços médicos na área, após a destruição de outras instalações de saúde devido ao conflito em curso, que começou em meados de Abril de 2023. “Continuamos a apelar à cessação de todos os ataques aos serviços de saúde no Sudão e a um acesso total para a rápida recuperação das instalações que foram danificadas. Acima de tudo, o povo do Sudão precisa de paz. O melhor medicamento é a paz”, afirmou Ghebreyesus.

Recomendado para si:  Nairóbi: Polícia usa gás lacrimogéneo durante velório de Raila Odinga

Desde o início do conflito, que opõe as forças paramilitares lideradas pelo general Mohamed Hamdan Daglo e o exército sob o comando do general Abdel Fattah al-Burhan, o Sudão tem enfrentado uma grave crise humanitária. Estima-se que a guerra já tenha causado entre 20.000 e 150.000 mortes. A população de El Fasher, que conta com cerca de dois milhões de habitantes, tem sofrido, especialmente, com as RSF bloqueando a cidade desde Maio.