A cidade de Masisi, situada no leste da República Democrática do Congo, foi capturada pelo grupo armado M23 neste sábado, conforme informou Alexis Bahunga, deputado da província de Kivu do Norte.
A tomada da cidade agrava a já crítica situação humanitária na região.
O Movimento 23 de Março (M23), uma milícia com apoio do Ruanda, tem expandido seu controle sobre vastas áreas do leste da RDC desde 2021, forçando milhares a se deslocarem e exacerbando a crise humanitária. De acordo com fontes da Agência France Press, a captura de Masisi representa uma significativa perda estratégica, e apelos foram feitos ao governo para restabelecer a autoridade estatal na região.
Masisi, que abriga cerca de 40 mil pessoas, é a capital administrativa do território homónimo, conhecido por sua riqueza em agricultura, pecuária e minerais. A cidade está localizada a aproximadamente 80 quilómetros ao norte de Goma, a capital da província de Kivu do Norte.
As tensões na região são amplificadas pela falha nas negociações de paz mediadas por Angola entre o presidente da RDC, Felix Tshisekedi, e o presidente ruandês, Paul Kagame.
As conversações foram abruptamente interrompidas em meados de Dezembro devido a divergências sobre os termos de um acordo proposto, deixando a situação no leste da RDC ainda mais volátil.