A selecção nacional de futebol de Moçambique, os Mambas, empatou esta tarde com Eswatini a uma bola, em jogo da terceira jornada do Grupo I da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025.
O encontro, disputado num clima de grande expectativa, contou com um golo de Geny Catamo aos 74 minutos, que manteve as esperanças de Moçambique na corrida para o torneio continental.
Os Mambas iniciaram o jogo com intensidade, mas encontraram uma defesa sólida por parte da selecção de Eswatini, que dificultou as tentativas de finalização dos moçambicanos. Apesar da pressão inicial, Eswatini conseguiu equilibrar o jogo, resultando num empate sem golos até ao intervalo.
No segundo tempo, a equipa de Moçambique entrou com maior determinação, conseguindo abrir o marcador com um golo de cabeça de Stanley Ratifo, após um cruzamento preciso de Domingues. No entanto, a vantagem dos Mambas foi de curta duração, uma vez que Eswatini respondeu rapidamente, empatando o jogo apenas cinco minutos depois com um remate certeiro de longe.
Com este empate, os Mambas somam agora cinco pontos na classificação do Grupo I, mantendo-se provisoriamente na liderança. No entanto, o futuro da equipa moçambicana no topo do grupo dependerá do resultado do jogo entre o Mali e a Guiné-Bissau, que pode alterar a situação classificativa.
Os Mambas voltam a entrar em campo na próxima segunda-feira, desta vez em Nelspruit, na África do Sul, onde irão defrontar novamente a selecção de Eswatini, num jogo decisivo para as suas ambições de qualificação para o CAN 2025.