A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, instou os magistrados do Ministério Público a serem mais eficientes na tramitação dos processos e a melhorarem a sua actuação, com o objectivo de reduzir as queixas relacionadas com o mau atendimento.
“Tem-se verificado um aumento constante de denúncias e queixas que, por vezes, estão associadas a comportamentos inadequados por parte de magistrados, oficiais de justiça e assistentes, tais como ausências frequentes do local de trabalho, dificuldades no relacionamento interpessoal, mau atendimento ao público, falta de tramitação de processos nos prazos estabelecidos, corrupção, entre outros”, afirmou Buchili.
A Procuradora-Geral da República sublinhou a importância da disciplina entre os membros do Conselho Superior de Magistratura do Ministério Público, como uma medida essencial para melhorar a resposta às exigências da criminalidade.
“O Conselho Superior deve aperfeiçoar os seus mecanismos internos para elevar o nível de ética e deontologia entre os nossos quadros, exigindo o cumprimento rigoroso dos deveres profissionais. A conduta desta classe deve inspirar confiança nos cidadãos, uma vez que este é o órgão encarregado de prevenir e combater, sem hesitação, os males que prejudicam a construção do nosso Estado de Direito Democrático”, enfatizou.
Beatriz Buchili fez estas declarações na passada quinta-feira, durante a cerimónia de posse de 15 novos membros do Conselho Superior de Magistratura.