Ossufo Momade, candidato presidencial da Renamo, revelou um ambicioso plano para Moçambique durante um comício na Ilha de Moçambique.
Momade anunciou que, se vencer as eleições de 9 de Outubro, irá propor a criação de três capitais no país: Maputo, Beira e Nampula.
Falando perante uma multidão que se aglomerava na ponte de acesso à Ilha de Moçambique, que tem cerca de 3 quilómetros de extensão, Momade apresentou a sua proposta com entusiasmo. Ele explicou que pretende dividir as funções governativas entre as três cidades, atribuindo a Maputo o papel de capital política, a Beira o de capital parlamentar, e a Nampula o de capital económica.
Momade argumentou que esta reorganização visaria promover o desenvolvimento de outras grandes cidades do país, actualmente centrado em Maputo. “Queremos que todas essas grandes cidades possam ser desenvolvidas. A nossa proposta é colocar o foco nessas três cidades para podermos alcançar um desenvolvimento mais equitativo”, afirmou.
Durante o comício na cidade, Momade também fez promessas específicas para a Ilha de Moçambique. Comprometeu-se a reabilitar o hospital local, onde ele próprio nasceu e recebeu cuidados médicos na infância.
Além disso, prometeu pavimentar as ruas da cidade, uma medida que considera essencial para melhorar as condições de vida na região.