Os médicos optaram por suspender a terceira fase da greve, que estava programada para iniciar no dia 2 de Setembro. A Associação Médica justificou a decisão com base nos avanços registados nas negociações com o Governo, afirmando necessário conceder mais tempo para que este possa responder plenamente às reivindicações dos profissionais de saúde.
A decisão foi tomada na passada sexta-feira, durante uma reunião da classe médica, onde foi analisada a situação actual do diálogo com o Governo, com o objectivo de melhorar as condições de trabalho e garantir o cumprimento dos direitos dos médicos.
Segundo a Associação dos Médicos, as conversações com o Governo têm avançado, o que levou à suspensão da “terceira fase da terceira greve”. A classe médica continua a privilegiar o diálogo e o trabalho conjunto como a principal via para alcançar os seus objectivos.
Num comunicado de imprensa, os médicos apelam ainda à população para incentivar o Governo a assegurar melhores condições de trabalho, de modo que a classe médica possa oferecer um tratamento de maior qualidade à sociedade moçambicana.