Um hospital infantil em Kiev, considerado um dos maiores da Europa, foi alvo de múltiplos ataques russos, deixando várias pessoas presas sob os escombros, conforme anunciado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Em uma publicação na rede social X, Zelensky informou que o hospital foi severamente danificado e que há pessoas soterradas, mas o número exacto de vítimas ainda é desconhecido. Ele compartilhou um vídeo que mostra a extensão dos danos no edifício.
“A Rússia não pode alegar ignorância quanto aos locais atingidos pelos seus mísseis e deve ser totalmente responsabilizada por todos os seus crimes”, enfatizou Zelensky.
Os ataques de hoje resultaram na morte de pelo menos 20 pessoas e feriram dezenas em várias cidades ucranianas, activando as defesas antiaéreas do país, segundo autoridades locais. O presidente ucraniano informou, mais cedo, que as forças russas lançaram “mais de 40 mísseis” contra várias cidades da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev.
Além de Kiev, as cidades de Dnipro, Kryvyi Rih, Sloviansk e Kramatorsk também foram atingidas. Zelensky destacou que edifícios residenciais, infraestruturas e o hospital infantil foram gravemente afectados. “Todos os serviços estão mobilizados para salvar o maior número de pessoas possível”, afirmou o presidente.
Até o momento, as autoridades ucranianas contabilizam pelo menos sete mortes em Kiev e 10 em Kryvyi Rih (nordeste), com dezenas de feridos devido aos ataques de hoje. Em Pokrovsk, na província de Donetsk, foram reportadas três mortes, conforme informado pelo governador Vadim Filashkin, que lamentou que a cidade tenha se tornado um dos alvos dos ataques massivos russos em toda a Ucrânia.
Volodymyr Zelensky é esperado hoje na Polónia, antes de seguir para a cimeira da NATO em Washington, conforme anunciado pelo gabinete do primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.















