Internacional Moçambique e Coreia do Sul fortalecem laços em educação, saúde e agricultura

Moçambique e Coreia do Sul fortalecem laços em educação, saúde e agricultura

Durante a visita de trabalho a Seul, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, encontrou-se com o seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, para discutir a cooperação em áreas estratégicas como a educação, saúde e agricultura.

O Presidente Yoon Suk-yeol expressou o interesse da Coreia do Sul em partilhar as suas experiências nestes sectores cruciais, que têm sido pilares no desenvolvimento do país. Filipe Nyusi, através de uma mensagem na sua conta oficial do Facebook, destacou a abertura e disponibilidade do líder sul-coreano para apoiar Moçambique nestas áreas essenciais.

“Foi um encontro cordial, onde os resultados são promissores, pois o Presidente Suk-yeol mostrou abertura para partilhar a experiência do seu país com Moçambique, no âmbito do investimento nas áreas cruciais que alavancaram o desenvolvimento, nomeadamente a educação, saúde e agricultura”, afirmou Nyusi.

A visita de Nyusi à Coreia do Sul, que começou no domingo, inclui a participação na Cimeira Coreia-África, onde líderes de vários países africanos, representantes de organizações multilaterais e executivos de empresas coreanas e africanas se reúnem para discutir o crescimento económico, a sustentabilidade e a solidariedade.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

No âmbito desta visita, o Presidente moçambicano já teve encontros com as administrações das grandes empresas sul-coreanas, Daewoo e Samsung, para explorar oportunidades de investimento e cooperação.

“Acordamos em reforçar a nossa cooperação para benefício mútuo dos nossos países e povos”, acrescentou Nyusi, sublinhando a importância da colaboração entre os dois países.

Além da cimeira, Nyusi participará no fórum de negócios Coreia-África e terá reuniões bilaterais com o Presidente Yoon Suk-yeol, bem como encontros com chefes executivos de empresas sul-coreanas e com a comunidade moçambicana residente na Coreia do Sul.

A cimeira, que decorre entre terça e quarta-feira, terá como tema “O Futuro Construímos Juntos: Crescimento Económico, Sustentabilidade e Solidariedade”, e pretende fortalecer as relações económicas e sociais entre a Coreia do Sul e os países africanos.