Um acidente de viação no sudoeste do Paquistão resultou na morte de pelo menos 17 peregrinos e deixou outros 41 feridos, conforme relatado pelas autoridades locais.
Os peregrinos estavam a bordo de um camião na noite de quarta-feira, dirigindo-se para um santuário para celebrar o Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadão, quando o veículo capotou numa ravina.
“Munir Ahmed, funcionário da região de Baluchistão, explicou à agência de notícias France-Presse que o camião estava a circular demasiado rápido e perdeu o controlo numa curva.”
O acidente ocorreu a cerca de 170 quilómetros de Hub, uma cidade no sul do Paquistão, numa área de difícil acesso. Os feridos foram transportados para Carachi, uma cidade localizada mais a sul, na costa.
O médico do principal hospital de Hub, Shaukat Jalbani, confirmou que “pelo menos 17 corpos foram levados para a morgue” e que “mais de 40 pessoas ficaram feridas no acidente, sendo a maioria transferida para Carachi”.
Os peregrinos eram provenientes da região de Sindh e dirigiam-se ao túmulo de Shah Noorani em Hub, como parte das celebrações do Eid al-Fitr, que começaram na quarta-feira.
Os acidentes rodoviários no Paquistão são frequentes e resultam, em parte, de estradas em mau estado, regulamentações pouco rigorosas e condução perigosa. Os veículos de transporte de passageiros, como autocarros e camiões, costumam estar sobrelotados e o uso do cinto de segurança é raro, aumentando os riscos de acidentes.