Destaque Matola necessita de 8 mil milhões de meticais para reparar danos das...

Matola necessita de 8 mil milhões de meticais para reparar danos das chuvas

O Conselho Municipal da Cidade da Matola revelou que precisa de aproximadamente 7,9 mil milhões de meticais (cerca de 123,8 milhões de dólares), para reparar os estragos provocados pelas fortes chuvas que assolaram a província de Maputo, nas últimas duas semanas.

Do montante total necessário, cerca de 6,4 mil milhões de meticais serão direcionados para a reconstrução dos sistemas de drenagem, enquanto 1,4 milhão de meticais será destinado à reabilitação das estradas.

O presidente do município, Júlio Parruque, compartilhou esta informação durante a II Sessão Extraordinária do Município, realizada recentemente na cidade de Matola. Parruque explicou que já estão em andamento trabalhos de limpeza das valas de drenagem, construção e reabilitação de estradas e acessos na Matola.

“Foram delineados planos para reforçar e ampliar a capacidade de escoamento das águas, com a abertura de caminhos e valas de drenagem, reabertura de vias de acesso e recolha de resíduos sólidos”, afirmou o edil.

Além disso, foi lançado um movimento de solidariedade para ajudar as famílias mais afetadas, juntamente com a mobilização de equipamentos para as obras.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha

De acordo com informações atualizadas apresentadas na semana passada na Assembleia da Autarquia da Matola, pelo menos 16 mil famílias, correspondendo a 98 mil pessoas, foram afetadas pelas inundações na região. Cerca de mil famílias ainda permanecem alojadas em oito centros transitórios estabelecidos pela autarquia.

Estão em curso obras de resselagem dos troços danificados, numa tentativa de recuperar as vias afetadas pelas chuvas intensas.