A ex-internacional de basquetebol moçambicana, Clarisse Machanguana, está a lançar um ambicioso projeto de prospeção de talentos nas escolas, com um foco particular na rapariga, através da sua fundação.
No próximo sábado, em Maputo, a mais célebre atleta de basquetebol de Moçambique vai apresentar o projeto Jr. NBA, um programa global de participação juvenil destinado a rapazes e raparigas.
O objetivo principal do projeto é ensinar as habilidades básicas do basquetebol, assim como os princípios fundamentais do jogo a nível de base.
Este programa, que já alcançou mais de 165 mil jovens em 18 países africanos, visa melhorar a experiência do basquetebol juvenil para jogadores, treinadores e dirigentes, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento da juventude em Moçambique. Além disso, pretende cultivar talentos jovens, incentivando a prática do basquetebol.
Para além do aspeto desportivo, o programa também se concentra no desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida, na retenção dos jovens na escola e na promoção dos estudos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Segundo um comunicado ao qual o “O País” teve acesso, o programa irá identificar novos talentos que poderão integrar futuras seleções nacionais, participar em eventos da FIBA e concorrer a bolsas de estudo desportivas internacionais.

















