Sociedade Aumento de casos de cólera preocupa autoridades de saúde em Maputo

Aumento de casos de cólera preocupa autoridades de saúde em Maputo

As autoridades de saúde na província de Maputo expressam preocupação com o possível aumento de casos de cólera se as chuvas continuarem a cair com intensidade em certas áreas da região.

Desde fevereiro, quando começou o surto, a província registou um total de setenta e quatro casos, com sete pessoas internadas e um óbito.

A maior incidência desses casos ocorre no distrito da Moamba, onde uma média de cinco pessoas são atendidas diariamente com sintomas de cólera. O diretor provincial de Saúde de Maputo observa que as chuvas arrastam águas contaminadas, facilitando a transmissão do vibrião colérico.

Para conter a propagação da doença, Daniel Chemane anunciou que equipas multissetoriais estão a trabalhar na sensibilização das comunidades sobre a necessidade de adotar medidas preventivas, como purificar a água de consumo, lavar as mãos e os vegetais constantemente, além de evitar a defecação a céu aberto.

Além disso, o diretor provincial de Saúde em Maputo também mencionou os esforços para combater a conjuntivite hemorrágica.

Recomendado para si:  Autoridades mantêm buscas por duas pessoas desaparecidas após naufrágios no Lago Niassa