Destaque Vítimas de inundações clamam por locais seguros para habitar

Vítimas de inundações clamam por locais seguros para habitar

As vítimas das inundações na província de Maputo, sul de Moçambique, estão a pedir às autoridades competentes que atribuam espaços seguros para habitação.

Estas famílias ficaram desalojadas devido às fortes chuvas que atingiram a capital moçambicana e a província de Maputo nos últimos dias e agora encontram-se alojadas em centros transitórios.

De acordo com dados preliminares divulgados pelo Conselho Municipal da Cidade da Matola (CMCM), mais de 400 famílias foram desalojadas pelas inundações nesta autarquia, o que equivale a cerca de duas mil pessoas, num total de mais de quatro mil afetados.

Durante uma visita do governador da província de Maputo, Manuel Tule, a alguns desses centros transitórios nos municípios da Matola e Marracuene, as vítimas destacaram a insustentabilidade de permanecerem nesses locais devido às frequentes inundações.

Uma representante dos afetados, citada pela Rádio Moçambique, expressou a necessidade urgente de encontrar um lugar seguro para habitar, evitando assim os constantes transtornos causados pelas inundações: “O que queremos é que nos deem um lugar seguro porque estamos a sofrer com as cheias todos os anos. Essa é a minha inquietação e o meu grande objetivo é sair do lugar onde estou porque o local onde estou a dormir foi-me emprestado pelas casas vizinhas.”

Recomendado para si:  Governo reafirma compromisso com pagamento do subsídio social básico

Em resposta, o governador da província de Maputo assegurou que o governo está a trabalhar para identificar áreas seguras para o reassentamento das vítimas das inundações.

“Nós não podemos anualmente regressar aos mesmos locais e tratar de questões semelhantes com as mesmas pessoas. Estamos a dialogar com as comunidades, estamos a disponibilizar terrenos, estamos a oferecer espaços em zonas seguras para as pessoas construírem as suas casas”, afirmou o governante.

Essas ações ocorrem no contexto dos esforços em curso para o reassentamento das vítimas das inundações, provocadas pelas recentes chuvas que atingiram a região desde a madrugada de domingo (24), resultando numa precipitação de 150 milímetros em 24 horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Destaques da semana