Sociedade Aumento de casos de conjuntivite hemorrágica preocupa província de Maputo

Aumento de casos de conjuntivite hemorrágica preocupa província de Maputo

O número de casos de conjuntivite hemorrágica tem vindo a aumentar na província de Maputo, ultrapassando os 1200 casos diagnosticados e submetidos a tratamento ao longo da semana. A situação é particularmente grave na cidade da Matola, onde a incidência é mais elevada.

Este surto de conjuntivite hemorrágica está a gerar preocupação tanto entre a população quanto entre as autoridades sanitárias do país. A responsável pelo setor de saúde na província, Iolanda Tchamo, alertou para a gravidade da situação.

De acordo com Tchamo, “registamos cerca de 1266 casos, sendo que a faixa etária mais afetada é a dos maiores de 15 anos, com cerca de 60% dos casos. O distrito mais atingido é o da Matola, com mais de 70% dos casos. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as comunidades e vários setores, especialmente o setor da Educação, para prevenir a propagação da doença nas escolas e na comunidade em geral.”

A média diária de casos de conjuntivite hemorrágica na província é superior a 100, e a tendência é de aumento. “De quarta para quinta-feira, tivemos cerca de 200 casos, por isso, é crucial intensificar as atividades de prevenção. Apelamos à população para observar rigorosamente as medidas preventivas, especialmente a lavagem das mãos e a higiene individual e coletiva”, acrescentou a fonte.

Recomendado para si:  Militar das FADM detido em Nampula por suspeita de roubo de cabos eléctricos

Os sintomas típicos da conjuntivite incluem inflamação conjuntival e palpebral, vermelhidão ocular, lacrimejo, dor nos olhos, sensação de corpo estranho, fotofobia e secreção abundante.