Sociedade 19 Internados por conjuntivite após recorrerem à tratamentos caseiros na Beira

19 Internados por conjuntivite após recorrerem à tratamentos caseiros na Beira

Dezanove pessoas foram hospitalizadas no Hospital Central da Beira devido a complicações relacionadas com a conjuntivite hemorrágica, sendo que o tratamento caseiro, baseado em mitos, é apontado como a causa.

Entre os métodos não recomendados estão a utilização de urina para lavar os olhos, água com espuma de sabão e líquido extraído da moringa e maçaniqueira.

Segundo o médico oftalmologista Abel Polazi, essas substâncias irritam ainda mais os olhos, levando à erosão gradual da córnea e provocando feridas, aumentando assim a inflamação. A falta de higiene pessoal e coletiva tem contribuído para o aumento dos casos de conjuntivite na cidade da Beira, sendo que parte dos pacientes pode sofrer sequelas permanentes.

Diante do aumento de casos e complicações, Polazi destaca a importância de procurar assistência médica imediata em caso de qualquer infecção ocular. Para tratamento ambulatorial, é recomendado remover as secreções dos olhos rigorosamente e lavar os olhos e as mãos com água e sabão, sem inserir espuma de sabão nos olhos, mas lavando apenas a parte externa.

Nos últimos sete dias, mais 400 profissionais de saúde contraíram conjuntivite hemorrágica, totalizando 630 casos desde 28 de fevereiro. As estatísticas oficiais indicam que cerca de 3200 pessoas foram infectadas por esta doença na cidade da Beira até a presente segunda-feira.

Recomendado para si:  Emirates suspende colaboração com agências moçambicanas por dificuldades cambiais