11 estudantes universitários no Quénia perderam a vida e outros 42 ficaram gravemente feridos num acidente de viação ocorrido na segunda-feira, após uma colisão entre o autocarro em que viajavam e um camião no sudeste do país.
O trágico acidente ocorreu pouco antes das 18:00 locais, perto da aldeia de Maungu, a cerca de 360 quilómetros de Nairobi, na principal estrada que liga a capital à segunda maior cidade do país, Mombaça, na costa queniana.
Segundo informações obtidas a partir de um relatório policial, o autocarro que transportava estudantes da Universidade Kenyatta estava a tentar ultrapassar uma fila de veículos durante uma forte chuva. Um camião de mercadorias que seguia na direção oposta conseguiu evitar uma colisão frontal, mas acabou por embater no lado esquerdo do autocarro universitário.
Como resultado do impacto, 10 estudantes morreram no local e outro veio a falecer após dar entrada no hospital, confirmou a polícia.
Os 42 feridos foram levados para o hospital da cidade vizinha de Voi, conforme relatado pela Cruz Vermelha do Quénia através das redes sociais.
De acordo com as autoridades, o autocarro transportava um total de 58 pessoas, incluindo 55 estudantes, um técnico de laboratório e dois motoristas.
Os acidentes rodoviários graves são comuns no Quénia. Segundo a Autoridade Nacional de Transportes e Segurança (NTSA), em 2023, 4.324 pessoas perderam a vida e 18.561 ficaram feridas nas estradas do país, o que representou uma redução de 7,8% em relação ao ano anterior, quando foram registados 4.690 óbitos.
O início de 2024 foi particularmente preocupante, com 563 mortes entre 1 de janeiro e 11 de fevereiro, um aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.















