Internacional Biden acusa Trump de instrumentalizar imigração para eleições

Biden acusa Trump de instrumentalizar imigração para eleições

O presidente dos EUA, Joe Biden, acusou o seu rival republicano, Donald Trump, de usar a imigração como arma política para prejudicar o país e beneficiar sua campanha eleitoral.

Biden fez as declarações em um discurso na Casa Branca após Trump ter pedido aos republicanos no Congresso que se opusessem a um acordo bipartidário que previa um pacote de US$ 60 bilhões em ajuda à Ucrânia.

“Donald Trump prefere explorar essa questão em vez de resolvê-la”, disse Biden. “Ele acredita que isso o beneficia politicamente, então ele não apoia o acordo, mesmo que seja bom para o país. Ele prefere usar essa questão como arma em vez de resolvê-la.”

O acordo bipartidário, que também incluía medidas para lidar com a crise migratória na fronteira sul dos EUA, foi bloqueado no Senado na segunda-feira. Trump, que tem grande influência sobre a base do Partido Republicano, criticou o acordo nas redes sociais e pediu aos republicanos que votassem contra ele.

Biden acusou Trump de boicotar os esforços bipartidários para resolver o problema da imigração, que dura há vários meses. Ele disse que Trump está tentando usar a imigração como bandeira de campanha para as eleições de 2024, buscando demonstrar a ineficácia do atual governo na gestão da fronteira.

Recomendado para si:  Primeiro-Ministro francês Sébastien Lecornu demite-se após apenas 27 dias

“Parece que estão cedendo”, disse Biden, referindo-se aos republicanos que se opuseram ao acordo bipartidário. Ele apelou aos membros da oposição para que demonstrem “coragem” e “determinação” votando de acordo com suas crenças, em vez de sucumbir à pressão de Trump.

“Deixem para trás essa política tóxica”, disse Biden aos republicanos. “Parem de fazer jogos políticos. Respondam aos apelos dos americanos por uma solução para o sistema de imigração, que não mudou significativamente em décadas.”

Biden também criticou Trump por suas políticas de imigração, que ele chamou de “cruéis” e “inhumanas”. Ele disse que as políticas de Trump separaram famílias, deportaram crianças e criaram um sistema de imigração “quebrado”.

“É hora de consertar nosso sistema de imigração”, disse Biden. “É hora de construir um sistema que seja justo, humano e seguro.”

O discurso de Biden marca uma escalada na retórica entre ele e Trump sobre a imigração. A questão é likely to be a major issue in the 2024 presidential election.