Sociedade Centro de Saúde da Liberdade reabre com melhorias significativas e vai beneficiar...

Centro de Saúde da Liberdade reabre com melhorias significativas e vai beneficiar mais de 70 mil pessoas

Centro de Saúde da Liberdade, na cidade de Maputo, foi reinaugurado na terça-feira, após obras de requalificação que duraram cerca de um ano. A unidade sanitária, que vai beneficiar mais de 70 mil pessoas, está agora equipada com novos equipamentos e instalações, incluindo um primeiro piso.

O governador da província de Maputo, Júlio Parruque, que presidiu à cerimónia de inauguração, destacou a importância da reabilitação do centro de saúde para a melhoria dos serviços de saúde na região.

“Trata-se de uma infra-estrutura que era uma residência, mas que hoje tem características e aspectos, imagem e linguagem de uma unidade sanitária”, disse Parruque.

A requalificação do centro de saúde, que custou cerca de 15 milhões de Meticais, incluiu a construção de um primeiro piso, a ampliação de alguns compartimentos e a aquisição de novos equipamentos médicos e de diagnóstico.

Apesar dos avanços, os utentes do centro de saúde lamentam ainda a falta de serviços de maternidade e banco de socorros.

“A ansiedade desta comunidade é ver a maternidade e o banco de socorros, porque, neste momento, não estamos a fornecer esses serviços, e os utentes devem recorrer aos centros de saúde circunvizinhos”, explicou o director do centro de saúde, António Mafumo.

Recomendado para si:  Dois suspeitos detidos pelo assassinato de agentes das FDS em Chiúre

O centro de saúde vai beneficiar moradores dos bairros da Liberdade, Polana Cimento, Polana Caniço A e B, e Alto da Polana.