Seis membros de uma mesma família faleceram no fim de semana, no distrito de Milange, na província de Zambézia, vítimas de intoxicação alimentar.
Três das vítimas eram crianças e todas apresentaram sintomas como vômitos, fraqueza, dificuldade respiratória, perda de consciência e desmaios depois de consumirem uma refeição de farinha de milho e folhas de mandioca.
A informação foi divulgada ontem, em Quelimane, pelo médico-chefe provincial de Zambézia, Isaías Marcos, durante a XIX sessão ordinária do Conselho dos Serviços de Representação do Estado.
Marcos mencionou que foram conduzidas investigações com outros membros da família e recolhidas amostras para análises laboratoriais, aguardando-se agora os resultados dos testes.
Além disso, a fonte confirmou casos de cólera no dia 8 no distrito de Alto Molócuè, o que indica a disseminação da doença após registros anteriores em Gilé, Gurué e Mocuba.
De acordo com o médico-chefe, até segunda-feira, a província de Zambézia contabilizava um total de 1211 casos confirmados, sendo 338 em Gilé, 729 em Gurué, 14 em Alto Molócuè e 130 em Mocuba. Ele ressaltou que os centros de tratamento desses quatro distritos tinham, até ontem, 10 pacientes hospitalizados.