Internacional Ex-embaixador dos EUA é acusado de ter sido espião ao serviço de...

Ex-embaixador dos EUA é acusado de ter sido espião ao serviço de Cuba

USA886. SANTO DOMINGO (REPÚBLICA DOMINICANA), 04/12/2023.- Fotografía de archivo fechada el 8 de mayo de 2013 donde aparece el exdiplomático estadounidense Manuel Rocha mientras habla durante una rueda de prensa en Santo Domingo (República Dominicana). El colombiano Víctor Manuel Rocha, un ex diplomático estadounidense en varios países de Latinoamérica, fue arrestado en Estados Unidos y será juzgado en una corte de Miami en un caso de espionaje para el Gobierno de Cuba, informó este lunes la Fiscalía estadounidense. EFE/Orlando Barría /ARCHIVO

Um ex-diplomata que serviu como embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) na Bolívia foi acusado de ser um agente secreto para os serviços de informações de Cuba há décadas, informou o Departamento de Justiça norte-americano.

Contudo, as autoridades norte-americanas apresentam documentos judiciais para alegar que Manuel Rocha se envolveu em “atividades clandestinas” em nome de Cuba desde pelo menos 1981, tendo chegado a reunir-se com agentes de informação cubanos e a fornecer informações falsas a funcionários do Governo dos EUA.

A denúncia apresentada junto das autoridades judiciais federais de Miami, acusa Rocha de atuar como um agente ilegal de um Governo estrangeiro.

Entretanto, o acusado de 73 anos teve uma carreira de 25 anos como diplomata dos EUA, incluindo cargos importantes na Bolívia, Argentina e na secção de Interesses dos EUA em Havana.

O antigo diplomata deve comparecer perante o tribunal ainda esta segunda-feira.

Recomendado para si:  Alemanha prende três suspeitos de Hamas por planear ataques a instituições judaicas