Um ataque suicida contra um edifício militar no noroeste do Paquistão matou pelo menos 23 pessoas e feriu outras 27, na terça-feira.
O atentado foi reivindicado pelo Tehreek-e-Jihad Pakistan (TJP), um novo grupo afiliado aos talibãs paquistaneses.
O ataque ocorreu na cidade de Dera Ismail Khan, perto da fronteira com o Afeganistão. O edifício militar era usado pelo Exército Paquistanês como acampamento base.
Segundo um funcionário que pediu para não ser identificado, muitos dos mortos estavam dormindo e tinham roupas civis. As autoridades ainda estão a tentar determinar se eram todos militares.
O Paquistão enfrenta uma deterioração da segurança há vários meses, sobretudo desde o regresso ao poder do regime talibã no Afeganistão, em agosto de 2021. Islamabad considera que alguns destes ataques são planeados a partir de solo afegão, o que Cabul tem negado.
Imagem de Bandeira do PaquistãoAbre uma nova janela
www.atorcidabrasileira.com.br
Bandeira do Paquistão
O TJP é um grupo extremista que se formou em 2022. O grupo é considerado uma ameaça à segurança do Paquistão e está ligado ao TTP, o principal grupo insurgente do país.
O ataque de terça-feira é o mais recente de uma série de atentados que têm assolado o Paquistão nos últimos meses. Em novembro, um ataque suicida contra uma mesquita no noroeste do país matou pelo menos 60 pessoas.