O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), no Niassa, acaba de desmantelar uma clínica de saúde que funcionava de forma clandestina, no distrito de Mecanhelas.
A clínica funcionava na casa de um médico tradicional com medicamentos e instrumentos do Sistema Nacional de Saúde que se suspeita de que tenham sido desviados dos armazéns ou unidades sanitárias do Estado, noticia a RM.
O porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal, no Niassa, Moisés Matangue, disse que já foi legalizada a prisão do referido médico tradicional, de 68 anos, e neste momento decorre o trabalho de levantamento das quantidades, prejuízos e proveniência dos materiais.
Moiséis Matengue disse que esta é a segunda detenção em menos de duas semanas no distrito de Mecanhelas de indivíduos indiciados na prática de crime de exercício ilícito de funções públicas ou profissão tutelada, colocando em risco a saúde pública.
Este é o quinto caso de apreensão de medicamentos e outros instrumentos desviados do Sistema Nacional de Saúde que ocorre este ano na província do Niassa.