Moçambique sagrou-se em Vilankulo, província de Inhambane, campeão regional de vólei de praia através das duplas Ainadino Martinho/Jorge Monjane e Vanessa Muianga/Natália Intego.
A dupla feminina foi a primeira a festejar com Vanessa e Natália a baterem as tswanas, Wrigth/Boima, por 2-1, com os parciais 21/13; 22/24 e 15/11. Momentos depois, a bandeira nacional voltou a ser içada ao ponto mais alto, com Ainadino e Jojó a baterem os compatriotas José Mondlane/Osvaldo Mungoi, por 2/1 com os parciais 19/21; 21/17; 15/8. Foi uma vitória muito festejada por Ainadino e Jojo, visto que recuperaram a coroa após não terem conseguido chegar a medalha de ouro nas últimas três edições em que participaram. Por outro lado, a dupla feminina manteve a hegemonia, conquistado o oitavo título. Ou seja, sempre que participou o par feminino ficou com o ouro.
O dia foi mesmo memorável, se se atender que nos masculinos, o pódio foi ocupado por Moçambique. A medalha de prata fcou com José e Osvaldo e a de bronze com Aldevino Nguvo/Rafael Júnior, que cometeu a proeza de bater a quarta melhor dupla de África, o par do Bostwana, formado por Jack/ Chiswaniso por 2/1 com os parciais 21/19; 11/21; 15/11.