Destaque Tete: Vizinho detido por roubar viatura

Tete: Vizinho detido por roubar viatura

Um jovem de 19 anos de idade, residente no bairro Chingodzi, na cidade de Tete, furtou uma viatura de marca Toyota-Raum do seu vizinho para ir se divertir num restaurante de referência na capital provincial.

No regresso, apercebeu-se que o carro ficou sem combustível e não foi a tempo de devolver sem o dono se aperceber, optando por deixar o veículo no local e repor a chave no esconderijo do vizinho. Após notar o desaparecimento, a vítima denunciou o caso à Polícia da República de Moçambique (PRM), que recuperou o bem em casa de um mecânico após três dias.

O porta-voz do Comando Provincial da PRM, Feliciano da Câmara, disse que o jovem pretendia alterar as características da viatura para poder vender e pagar uma dívida que tinha com terceiros, estando por isso o mecânico também detido por comparticipar na viabilização do crime.

Todavia, o autor do delito afirmou que não admitiu quando soube que o seu vizinho estava à procura do seu carro porque teve vergonha e, na tentativa de devolver sem que ninguém se apercebesse, acabou por fazer coisas erradas.

Recomendado para si:   Gaza: Transitabilidade rodoviária continua condicionada em Massingir

“Procurei por um mecânico para ajudar a fazer ligação directa para depois mudar ignição e encontrar uma forma de devolver. Acontece que não tive os cinco mil meticais para pagar a mão-de-obra, por isso ele reteve o carro”, explicou o detido.

Por sua vez, o mecânico, de 32 anos de idade, confirmou a versão do jovem, reconhecendo que o seu erro foi ter concertado o carro sem saber se era do seu cliente. Acrescentou que sendo a sua base de sobrevivência não viu necessidade de fazer muitas perguntas.