Está condicionado o normal funcionamento do Hospital Provincial de Xai-Xai, em Gaza, devido à indisponibilidade financeira.
Informações da direcção indicam que até ao momento, a maior unidade da província ainda não recebeu o orçamento referente ao presente ano.
A Rádio Moçambique soube que dada à exiguidade financeira, o hospital está com dificuldade de garantir uma alimentação ideal para os doentes internados, bem como a recolha de médicos e outros profissionais afectos à unidade sanitária.
A directora clínica do Hospital Provincial de Xai-Xai, Maria Tembe, confirmou a falta de orçamento para este ano e acrescenta que devido à situação, a unidade garante neste momento transporte para a transferência de doentes para Maputo e para algumas actividades de urgência local.
“Como hospital ainda não temos disponibilidade orçamental para este ano, mas temos garantidas as três refeições diárias; claro que a refeição não é diversificada, mas pelo menos, garantimos o mínimo para os nossos doentes. Quanto ao transporte, trabalhamos de forma condicionada. O Hospital Provincial de Xai-Xai está enfrentar esta dificuldade, mas temos feito esforços para que esta situação rapidamente se resolva”, disse