Destaque Ações anti-reformas bloqueiam estradas e mantêm transportes afetados em França

Ações anti-reformas bloqueiam estradas e mantêm transportes afetados em França

Confederation National du Travail (CGT) unionists block the access of a waste treatment center on March 20, 2023 in Coueron, western France, a few days after the French government pushed a pensions reform through parliament without a vote, using the article 49.3 of the constitution. - French Prime Minister Elisabeth Borne on March 20, 2023, faces two motions of no confidence in the National Assembly lower house, after forcing through an unpopular pension reform last week without a vote. (Photo by LOIC VENANCE / AFP)

Dezenas de estradas bloqueadas e acessos a reservatórios de combustíveis encerrados por manifestantes, transportes públicos “fortemente perturbados” e serviços públicos ocupados estão a marcar, desde a manhã desta segunda-feira, em França, os protestos contra a aprovação da alteração da idade da reforma para os 64 anos, que deverá consumar-se se as duas moções de censura ao Governo forem chumbadas na Assembleia Nacional.

A sessão está agendada para as 16 horas em Paris (15 em Portugal continental) e vai debater e votar uma moção apresentada pela formação centrista Liberdades, Independentes, Ultramar e Territórios (LIOT, no acrónimo em Francês), apoiada pelas bancadas de esquerda, e outra pelo partido de extrema-direita União Nacional (Ex-Frente Nacional, de Marinne Le Pen).

Para que qualquer uma das moções passe é necessária uma maioria absoluta de 287 votos, que os proponentes não garantem, face à força dos partidos que suportam o presidente francês, Emmanuel Macron, o Renascença (ex-A República em Marcha) e o Modem, que garantiram o apoio do partido Os Republicanos (LR). Alguns republicanos deverão votar a favor, mas seria necessário que três dezenas quebrassem o compromisso assumido pelo seu líder, Eric Ciotti, que já ameaçou expulsar das fileiras do LR quem o fizer.

As greves, manifestações e o bloqueio de infraestruturas contra a alteração da idade da reforma continuam no terreno, visando pressionar a votação na câmara baixa do Parlamento prosseguem em todo o país, prologando as ações de protesto das últimas semanas e intensificadas desde sexta-feira.

Há manifestações em nós rodoviários e vias, bloqueando ou retardando a circulação em inúmeras cidades, como Rennes, onde foi ateado fogo a pilhas de paletes, tendo sido boicotado o acesso ao depósito petrolífero de Vern-sur-Seich. Em Caen, uma manifestação fechou parte da periferia.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 09 de Outubro de 2025

Parques industriais afetados

Segundo o diário “Le Monde”, no sector do Lorient, as autoridades registam manifestantes e perturbações na estrada N165, que liga Brest à Nantes. No Norte, operações de “filtragem” da circulação em rotundas ocorrem em Salomé e Epinoy.

Na região de Pas-deCalais, perto de Boulogne-sur-Mer, manifestantes bloqueiam os três acessos ao parque industrial, tendo incendiado paletes e impedido a entrada e saída de veículos a zona, na qual se localizam, entre outras atividades, uma base de autocarros escolares e um aparcamento de camiões de recolha de lixos.

Em Marck, na mesma região, um nó rodoviário de acesso a uma zona industrial foi bloqueado por uma concentração. Em Bordéus, uma operação de marcha-lenta foi desencadeada no centro da cidade por elementos do sindicato da Energia, da CGT.

A circulação de autocarros está bloqueada em Rennes nalgumas linhas e em Metz manifestantes bloquearam a central dos transportes locais, gerando “perturbações muito fortes”, segundo a administração da rede.

O aeroporto de Tarbes-Lourdes foi ocupada durante duas horas em início da manhã, por três centenas de manifestantes e a iluminação foi cortada momentaneamente.

Na Nova Aquitânia, elementos do sindicato da Energia da CGT entraram no aeroporto de Pau-Pirinéus “para sensibilizar os eleitos” antes da votação das moções de censura e cortaram o abastecimento durante 20 minutos, “sem nenhum impacto” sobre o funcionamento, devido à entrada em serviço dos geradores de emergência.