Destaque Segurança em Cabo Delgado passa pelo controlo do mar

Segurança em Cabo Delgado passa pelo controlo do mar

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal, Henrique Gouveia e Melo, considerou que a guerra contra os grupos armados na província de Cabo Delgado, também passa pela segurança nas águas territoriais do país.

“A segurança é transversal” e inclui o mar, que é “uma fronteira permeável, que se não for controlada” pode ser usada por grupos armados para criar instabilidade, referiu Gouveia e Melo.

O militar português falava à margem da 3.ª Conferência da Economia do Mar, organizada em Maputo pela Câmara de Comércio Portugal-Moçambique.

Reconhecendo que “o mar é um elemento agreste e difícil de controlar”, o almirante Henrique Gouveia e Melo defendeu a necessidade de os Estados concentrarem esforços na protecção das suas águas territoriais, assinalando que estes espaços podem ser palco de actividades criminosas.

Ainda sobre o combate aos grupos armados em Cabo Delgado, Gouveia e Melo observou que Portugal “dá o apoio possível”, notando que o país “não tem capacidades ilimitadas”.

“Nós damos apoios que são aceites por Moçambique e aqueles que nós também podemos dar”, enfatizou.

O chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal frisou que o seu país estará sempre com Moçambique na luta contra a violência radical, porque “os dois povos são irmãos”.

“É uma preocupação, porque afecta um país que é um nosso irmão”, frisou Henrique Gouveia e Melo, que nasceu na cidade de Quelimane, na província da Zambézia, Centro de Moçambique, e falou da emoção de voltar ao país.

Na sua intervenção na conferência, Gouveia e Melo destacou a importância do mar para a economia de Moçambique e dos países vizinhos, que dependem dos portos moçambicanos para o seu comércio internacional.

“Moçambique ocupa uma posição estratégica, porque os portos moçambicanos são porta de entrada para as trocas comerciais dos países do interior”, destacou.