Desporto Cristiano Ronaldo procura primeiro golo frente à Suíça

Cristiano Ronaldo procura primeiro golo frente à Suíça

Cristiano Ronaldo, o melhor marcador da história da Selecção portuguesa de futebol, ainda procura o primeiro golo em fases a eliminar de campeonatos do mundo, tendo na Suíça, uma das derradeiras possibilidades de poder facturar na competição.

Com 118 tentos assinados pela equipa das “quinas”, apenas oito foram alcançados na maior prova mundial de futebol, o último dos quais já no Qatar, frente ao Ghana (3-2), de grande penalidade, na estreia no Grupo H.

Mas, nenhum dos sete anteriores a esse foi apontado na fase a eliminar das edições em que participou com Portugal, nomeadamente 2006, 2010, 2014 e 2018, sendo que, em 2014, a selecção nacional nem foi além da fase de grupos.

Em 2006, na Alemanha, o então jovem jogador do Manchester United, com 21 anos, marcou um dos golos da vitória sobre o Irão (2-0), de penálti, na segunda jornada do Grupo D, e não voltaria a “facturar”, apesar de o conjunto liderado por Luiz Felipe Scolari ter atingido as meias-finais e terminado na quarta posição.

Nos oitavos de final, Maniche foi o protagonista do triunfo sobre os Países Baixos (1-0), enquanto nos “quartos” e nas meias-finais, a equipa nacional ficou em ‘branco’, primeiro eliminando a Inglaterra (0-0) no desempate por grandes penalidades e, depois, perdendo com a França (0-1).

A acabar, na partida de atribuição do terceiro e quarto lugares, perdida para a Alemanha (1-3), foi Nuno Gomes quem marcou o tento português.

O mesmo sucedeu em 2010, já com o estatuto de “capitão” de equipa, saindo da África do Sul com um golo, marcado na goleada à Coreia do Norte (7-0), na segunda ronda do Grupo G. Nos oitavos de final, o avançado, que alinhava no Real Madrid, ficou em “branco” na eliminação frente à Espanha (0-1).

Já no Rússia2018, a meio da troca do Real Madrid pela Juventus, ‘CR7’ entrou de ‘rompante’ na competição, assinando um ‘hat-trick’ ante a Espanha (3-3) e o golo que deu a vitória sobre Marrocos (1-0), ambos na fase de grupos, mas, tal como em 2006 e 2010, voltou a não “facturar” nos ‘oitavos’, em que Portugal foi eliminado pelo Uruguai (1-2), com Pepe a marcar o golo luso.

Em contraste, em campeonatos da Europa marcou em fases a eliminar de três das cinco edições em participou: no Euro2004, realizado em solo luso, contribuiu para a vitória sobre os Países Baixos (2-1) nas meias-finais, em 2012 assinou o tento do triunfo sobre a República Checa (1-0) nos “quartos” e em 2016 fez o segundo golo sobre o País de Gales (2-0), nas meias-finais.