Destaque Ladrões de Gado provocam onze mortos no Quénia

Ladrões de Gado provocam onze mortos no Quénia

Pelo menos onze pessoas morreram no último sábado à mercê de um ataque provocado por ladrões de gado, no Quénia, confirmou a polícia daquele país, no dia 25 de Setembro do corrente mês.

De acordo com a informação veiculada pela Africanews, o crime vitimou oito agentes da polícia, dois civis e um chefe de uma tribo local, numa região norte queniana.

Os agentes de autoridade foram mortos quando perseguiam alguns membros de um grupo étnico, que tinha atacado um povoado e fugido com o gado. Este tipo de ataques são comuns em zonas pastorais no país, refere a mesma fonte.

No Twitter, a polícia queniana denunciou o acto como “criminoso” e “uma emboscada cobarde por parte dos ladrões de gado contra o povo e os agentes policiais”, no condado de Turcana.

Para mitigar o problema as autoridades disseram que iriam enviar reforços para aquela área, iniciando uma operação que tem como objectivo reaver os animais que foram roubados, as armas de fogo e restaurar a segurança no território em questão, urgindo os populares a partilharem informações que possam ajudar a levar à detenção do grupo criminoso.

Recomendado para si:  Vandalização de postos de transformação de energia em Gaza atinge números alarmantes

Os ladrões de gado são uma preocupação que tem vindo a alarmar os responsáveis pela segurança daquele país há muitos anos, existindo uma divisão de prevenção anti-roubo, especializada para esse efeito, e que em 2014 já dava conta que tinham havido 580 pessoas mortas devido a estes actos criminosos entre Janeiro de 2012 e Janeiro de 2014.