Destaque Eleições autárquicas 2023: Recenseamento arranca em fevereiro

Eleições autárquicas 2023: Recenseamento arranca em fevereiro

O recenseamento para as eleições autárquicas de 2023 no país vai decorrer entre 20 fevereiro e 5 de abril, informou esta terça-feira, Filimão Suaze, porta-voz do Conselho de Ministros, após o encontro do órgão em Maputo.

Suaze avançou que o período escolhido é resultado de uma proposta da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

“O recenseamento para as sextas eleições autárquicas vai decorrer nas áreas de jurisdição administrativa das autarquias locais”, frisou Filimão Suaze.

Moçambique começa em 2023 um novo ciclo eleitoral, com a realização das eleições autárquicas, seguidas de gerais em 2024 (presidenciais, legislativas, provinciais e possivelmente as distritais).

Segundo dados da CNE avançados em junho deste ano, Moçambique precisava de 18,7 mil milhões de meticais para cobrir o próximo ciclo eleitoral.

Do total, segundo a CNE, 3,2 mil milhões de meticais seriam destinados ao exercício económico de 2022, 6,7 mil milhões de meticais para as atividades em 2023, ano em que o país realiza as eleições autárquicas.

E 8,7 mil milhões de meticais para as gerais de 2024, que deveriam incluir, pela primeira vez, as eleições distritais, apesar das incertezas sobre a sua viabilidade suscitadas, na altura, pelo chefe de Estado, Filipe Nyusi.

Artigo anteriorProblemas da visão não tratados podem aumentar risco de demência em 44%
Próximo artigoVagas de emprego do dia 03 de Agosto de 2022