Destaque Angola: CNE confirma vitória do MPLA

Angola: CNE confirma vitória do MPLA

O MPLA venceu as eleições gerais de Angola com 51,07%, seguido da UNITA com 44,05% dos votos, de acordo com a Comissão Nacional Eleitoral de Angola. Os resultados foram divulgados quando estavam escrutinadas 97,03% das mesas de voto.

Os resultados foram divulgados pelo porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo, quando estavam escrutinadas 97,03% das mesas de voto. Lucas Quilundo indicou que o restante não alterará o resultado final e a atribuição de mandatos.

Segundo estes dados, o MPLA elege 124 deputados e a UNITA fica com 90 assentos parlamentares.

João Lourenço prepara-se assim para exercer um novo mandato na Presidência da República, numa vitória distante dos 61,8% obtidos em 2017. Adalberto da Costa Júnior conquista para a UNITA um resultado histórico. Além da forte subida em relação ao resultado obtido em 2017, a UNITA venceu em Luanda, a praça eleitoral do país, suplantando o partido no poder por quase 435 mil votos, chegando aos 62,59% contra 33,31% do MPLA. O maior partido da oposição dominou também no Zaire, com 52,10% dos votos contra 36,25% do MPLA, e na província independentista de Cabinda, com uma votação de 68,55% contra 26,36% do partido do poder.

Recomendado para si:  Supremo de Israel bloqueia tentativa do Governo de Destituir Procuradora-Geral Gali Baharav-Miara

A FNLA, o PRS e o estreante Partido Humanista de Angola (PHA), único liderado por uma mulher (Bela Malaquias), elegem dois deputados cada um e a coligação CASA-CE, deixa de ter representação parlamentar. O PRS obteve 1,13% dos votos, praticamente empatando com a FNLA, que conseguiu 1,05%, e o PHA, que conseguiu 1,01% dos votos.