Destaque Macron diz que guerra vai durar e França terá de prescindir de...

Macron diz que guerra vai durar e França terá de prescindir de gás russo

O Presidente francês alertou esta quinta-feira (14) que a guerra na Ucrânia vai durar e que os franceses terão de preparar-se para prescindir do gás russo, durante uma entrevista às televisões francesas, por ocasião do feriado nacional.

“Todos nós devemos preparar-nos para que a guerra dure. O verão e o início do outono serão, sem dúvida, muito difíceis”, declarou Emmanuel Macron às televisões francesas, após assistir ao tradicional desfile militar de 14 de Julho nos Campos Elísios.

Enquanto a guerra na Ucrânia pesar sobre o crescimento e fomentar o aumento dos preços da energia e dos alimentos, os franceses devem “preparar-se para prescindir do gás russo”, alertou Macron, anunciando que o Estado francês iria elaborar um “plano de sobriedade” para o sector da energia.

Devido à guerra na Ucrânia, mas também a inflação, o Presidente Emmanuel Macron anunciou na noite de quarta-feira uma nova lei de programação militar (LPM) 2024-2030 para “ajustar os meios às ameaças”, já que a França entrou, segundo o chefe de Estado francês, numa “economia de guerra”.

Recomendado para si:  Presidente do Madagáscar alerta para tentativa de tomada forçada do poder