A seleção de Cabo Verde derrotou esta terça-feira o Togo, comandado pelo português Paulo Duarte, por 2-0, em encontro da segunda jornada do grupo B da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN).
Em Marraquexe, Marrocos, casa emprestada a Cabo Verde, os Tubarões Azuis, chegaram à vitória com golos de Júlio Tavares (10 minutos) e Jamiro Monteiro (90+4’).
No outro jogo do grupo, o Burkina Faso venceu Essuatini (3-1) e reforçou a liderança isolada, com seis pontos.
Após estas duas jornadas de qualificação, na classificação do Grupo B, Burkina Faso lidera com seis pontos, seguido de Cabo Verde (três), enquanto que Togo e Eswatini ficam com um ponto cada.
Cabo Verde volta a jogar no dia 19 de Setembro com a Eswatini, partida que também pode ser fora de portas, caso até a data o Estádio Nacional, na Cidade da Praia, e o Estádio Adérito Sena, em São Vicente, não estejam certificados pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
A fase final da edição 2023 do CAN vai ser disputada na Costa do Marfim e deve contar com a participação de 24 selecções africanas.
Cabo Verde vai tentar a sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, 2015, na Guiné Equatorial e em 2021 nos Camarões.