O secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Theodoro Vales, assegurou que o Governo “está a trabalhar” no sentido de garantir maior participação das empresas nacionais no fornecimento de bens e serviços às multinacionais que operam em Cabo Delgado, escreve o Diário Económico.
“Estamos a trabalhar para permitir uma participação cada vez maior das empresas registadas em Moçambique e detidas por moçambicanos no fornecimento de bens e serviços nos projectos de gás natural. Estes projectos irão fornecer os alicerces do desenvolvimento industrial e a criação de oportunidades de emprego em larga escala”, garantiu Theodoro Vales.
Na mesma sessão, o governador de Cabo Delgado aproveitou a ocasião para convidar mais empresas nacionais e internacionais a investirem na província. “Queremos apelar a todos para fazerem investimentos em Cabo Delgado, com principal enfoque para o turismo e criação de parques industriais”, disse Valige Tauabo, destacando que “foi criado o centro de promoção de desenvolvimento de Cabo Delgado, com vista a facilitar o investimento na província”.
Estas declarações foram feitas no decorrer primeira edição da Cimeira Moçambicana de Energia e Indústria que decorre em Maputo sob o lema “Moçambique, um novo futuro rumo ao desenvolvimento sustentável da indústria energética”.