Destaque Tropas bielorrussas aumentam presença na fronteira com a Ucrânia

Tropas bielorrussas aumentam presença na fronteira com a Ucrânia

A Bielorrússia está a destacar tropas na fronteira com a Ucrânia, segundo informações reveladas pelo Ministério da Defesa britânico, esta segunda-feira.

“Após exercícios militares no início deste mês, a Bielorrússia anunciou o destacamento de forças especiais ao longo da fronteira com a Ucrânia, assim como de unidades de defesa aérea, artilharia e mísseis para campos de treino na parte ocidental do país”, começa por indicar o documento, divulgado na rede social Twitter.

Nesse sentido, “a presença de forças bielorrussas perto da fronteira provavelmente fixará tropas ucranianas, pelo que não poderão ser destacadas para apoiar as operações no Donbass”, acrescenta.

O organismo destaca ainda que o presidente bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, aparenta pretender “um equilíbrio na invasão russa com o desejo de evitar contacto militar direto, face ao risco de sanções do Ocidente, à retaliação da Ucrânia, e a uma eventual insatisfação por parte das forças armadas bielorrussas”.

Ainda assim, “o território bielorrusso foi utilizado como ponto de paragem para o avanço inicial da Rússia sobre Kyiv e Chernihiv”, servindo também como base para ataques aéreos e para o lançamento de mísseis por parte de Moscovo.

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança operação para recolher equipamentos de garimpo em Manica