O Bordéus da França e o Baroka da África do Sul, emblemas em que militam os moçambicanos Mexer e Manuel Kambala, foram despromovidos dos respectivos campeonatos, o mesmo acontecendo com o Dinamo Tirana da Albânia, no qual actua o moçambicano Reginaldo Faite.
Titular em 25 dos 30 jogos do Baroka na Premier Soccer League, da África do Sul, onde marcou um golo, Manuel Kambala não evitou a descida da divisão, tendo a sua equipa terminado em último lugar, com 25 pontos, menos um que Swallows, equipa que terminou na penúltima posição e vai, agora, disputar o Grupo da Despromoção, com o Pretória United e o Cape Town All Stars, equipas que ficaram em segundo e terceiro na segunda liga, pela única vaga na primeira liga, escreve o O País.
Mesmo destino teve Mexer Sitoe, defesa central do Bordéus, que teve uma época para esquecer na França. Depois de ter trocado o Rennes pelo Bordéus, Mexer não foi mais o mesmo! Está a ter uma passagem pouco conseguida, disputando poucos jogos, tal como aconteceu esta temporada, em que fez 17 jogos, dos quais 16 para a Ligue 1, em 38 jogos do campeonato.
Mexer foi convocado e jogou pela última vez a 23 de Janeiro deste ano, para a 22ª jornada, na vitória diante do Strasbourg por 4-3 e, de lá para cá, nunca mais foi convocado pelo seu treinador.
A sua equipa acabou por terminar na última posição com 31 pontos em 38 jogos, os mesmos pontos do Metz, com quem vai a Ligue 2, um ponto a menos em relação ao St Etienne, equipa que vai disputar o Grupo da Despromoção com o terceiro e quarto da segunda liga.
Já Reginaldo Faite chega aos Mambas entristecido pela despromoção no campeonato da Albânia, uma vez que, apesar de ainda faltar uma jornada para o final da prova, já não consegue a manutenção nem o acesso ao play-off.
O Dinamo Tirana é penúltimo com 28 pontos em 35 jogos e está a seis pontos do Egnatia, equipa que está na 8ª posição, num campeonato com 10 equipas, e que vai para o play-off. Reginaldo Faite, que chegou a meio da temporada e logo foi chamado várias vezes à equipa, não marcou nenhum golo em 16 jogos para o campeonato e dois para a Taça.
Este sábado foi substituído aos 59 minutos e ainda tem um jogo por disputar, esta quinta-feira, para o fecho do campeonato.