Destaque Coreia do Norte regista mais de 1 milhão de casos da COVID-19...

Coreia do Norte regista mais de 1 milhão de casos da COVID-19 em cinco dias

Bandeira norte-coreana 09/03/2017 REUTERS/Edgar Su

A Coreia do Norte registou ontem seis novas mortes e mais de 1,48 milhões de casos cinco dias após ter divulgado o primeiro caso da COVID-19.

A Coreia do Norte detetou mais 269.510 pessoas com “febre”, sendo que actualmente estão em quarentena pelo menos 663.910 doentes com sintomas.

De acordo com o Notícias ao minuto, desde o anúncio do primeiro caso do vírus naquele país, no dia 12 de Maio corrente, 56 pessoas já perderam a vida e mais de 819 mil pessoas recuperaram-se da doença.

Quase 11 mil profissionais de saúde, incluindo professores e estudantes de medicina, foram destacados para realizar um “exame médico intensivo de todos os habitantes” e identificar infectados.

O Notícias ao Minuro refere que as forças armadas enviaram médicos para ajudar no transporte de medicamentos para farmácias na capital, Pyongyang, que passaram a ficar abertas 24 horas por dia.

Mais de 1,3 milhões de pessoas, entre profissionais de saúde e trabalhadores de outras áreas, estão envolvidos na testagem, no tratamento de doentes e em acções de sensibilização da população para questões relacionadas com a higiene.

“Como o país ainda não iniciou a vacinação contra a COVID-19, existe o risco de que o vírus se espalhe rapidamente entre as massas, a menos que seja reduzido com medidas imediatas e apropriadas”, disse Poonam Khetrapal Singh, director regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Sudeste Asiático.

Num comunicado, o especialista garante que a OMS está pronta para fornecer à Coreia do Norte medicamentos essenciais, materiais médicos e apoio técnico para aumentar a testagem.