Politica Bases da Renamo serão desmanteladas ainda este ano

Bases da Renamo serão desmanteladas ainda este ano

Segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, todas as bases da Renamo deverão encerrar até ao fim de 2022, sendo que até à data 12 das 16 bases da Renamo foram totalmente encerradas, tendo-se realizado actividades num total de 13 bases, incluindo uma base principal em Gorongosa, província de Sofala.

“Até ao fim de 2022, as quatro bases restantes da RENAMO poderão ser encerradas”, afirmou o chefe de Estado na abertura da quinta sessão do comité central da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder, do qual é presidente.

“A base de Cuamba foi desactivada recentemente, a 11 de Maio, tendo sido desmobilizadas 281 pessoas. Note-se que 68% de todos os beneficiários do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração foram alcançados e estão, agora, nas suas casas no processo de reinserção em quase todos os distritos do país. Até ao fim de 2022, as quatro bases em falta poderão ser encerradas, sendo que as que faltam são de Montepuez, Mocuba, Sabié e a última em Gorongosa.

Segundo Nyusi, todas as bases encerradas serão alvo de visitas regulares para verificar a sua inactividade.

Apesar do sucesso do DDR, prosseguiu, o Governo vai continuar o diálogo com a Renamo visando a preservação da paz: “Defendemos que a paz, estabilidade, unidade e progresso devem constituir o interesse supremo de todos os moçambicanos”, concluiu Filipe Nyusi.