Emmanuel Macron foi reeleito presidente de França, segundo resultados oficiais, já definitivos divulgadas pela imprensa francesa, que lhe dão cerca de 58% dos votos.
De acordo com o Notícias ao minuto, os resultados superam ligeiramente as projeções, que davam ao centrista Emmanuel Macron entre 57,6% e 58,20% dos votos nesta segunda volta das eleições, contra 41,80% a 43% para Marine le Pen, a candidata de extrema-direita.
Com a totalidade dos resultados apurados, os dados oficiais indicam que a abstenção atingiu os 28,01 por cento, uma taxa inédita para uma segunda volta das presidenciais em França desde 1969 (31,3%).
Os resultados mostram também um forte estreitamento da diferença entre os dois candidatos.
A reeleição do candidato centrista e pró-europeu era esperada pelas sondagens, mas, quando comparada com 2017, quando também defrontou Marine Le Pen, esta vitória terá uma margem menor. Em 2017, no primeiro duelo entre os dois à segunda volta, Emmanuel Macron venceu com 66,10% dos votos, contra 33,90% de Marine le Pen. Um sinal de que o descontentamento cresceu com o seu primeiro mandato.













