Destaque American Express juntou-se a Visa e Mastercard na suspensão de operações financeiras...

American Express juntou-se a Visa e Mastercard na suspensão de operações financeiras na Rússia

A American Express (AMEX) anunciou que suspende as operações na Rússia, juntando-se assim à decisão tomada no sábado pelas plataformas de transações financeiras Visa e Mastercard.

Perante o ataque contínuo e injustificado da Rússia ao povo da Ucrânia, a American Express suspende todas as operações na Rússia”, disse a empresa, num comunicado.

Como no caso das outras duas empresas de transações financeiras, a AMEX esclarece que os seus cartões “emitidos em todo o mundo deixam de funcionar nos comerciantes ou nas caixas automáticas na Rússia, enquanto os cartões emitidos localmente por bancos russos deixam de funcionar no estrangeiro”.

Desta forma, os cartões emitidos fora da Rússia não podem ser usados para fazer compras ou retirar dinheiro dentro do país, mas os cidadãos com cartões emitidos no país poderão fazer compras na Rússia, embora as suas transações sejam feitas através de outras redes.

A decisão das três plataformas financeiras acontece uma semana depois de os Estados Unidos e a União Europeia (UE), juntamente com outros parceiros ocidentais, terem concordado em remover alguns bancos russos do sistema internacional Swift – o sistema de transações que é a base do sistema financeiro global – usado por 11.000 bancos em 200 países ou territórios para fazer transferências.

Recomendado para si:  SADC envia missão a Madagáscar para avaliar situação político-social

As três empresas já tinham anunciado, na semana passada, o bloqueio de instituições financeiras russas sancionadas pelas autoridades norte-americanas, em retaliação pela invasão russa.

O Banco Central da Rússia disse no sábado que todos os cartões Visa e Mastercard emitidos por bancos russos continuarão a funcionar normalmente no território russo, até à data de vencimento.