Sociedade Estima-se seis mil amostras diárias pelo reforço da capacidade de testagem da...

Estima-se seis mil amostras diárias pelo reforço da capacidade de testagem da Covid-19 no país

A capacidade de testagem da Covid-19 poderá ultrapassar seis mil amostras por dia, com a instalação, ainda este ano, de mais cinco laboratórios de saúde pública nas províncias de Zambézia, Tete, Niassa, Manica e Gaza. 

Sofia Viegas, Directora nacional para Área de Laboratórios de Saúde Pública, no Instituto Nacional de Saúde (INS) que, actualmente, o país só pode realizar, diariamente, até 4740 análises da Covid-19, usando a tecnologia PCR.

Explicou que os testes são feitos também em alguns laboratórios privados. A maioria das amostras da Covid-19, mais de 2000, são processadas no INS que cobre a região do Grande Maputo.

Há também laboratórios de saúde pública instalados em Nampula, Cabo Delgado, Sofala com capacidade de testar, cada uma, 200 amostras por dia. A província de Inhambane, cujo laboratório entrou em funcionamento em Janeiro deste ano, pode analisar até 400 amostras, em 24 horas.

A directora nacional para a Área de Laboratórios de Saúde Pública avançou que, ao longo do ano, entrarão em funcionamento os laboratórios de Tete, Zambézia, Niassa, Manica e Gaza que cada terá a capacidade de realizar 400 testes por dia.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha

Dotados de tecnologia e equipamento moderno, os laboratórios de saúde pública realizam também testes de biologia molecular tais como a carga viral, malária, tuberculose e de outras doenças emergentes como dengue, febre amarela, Zika e chikungunya, contribuindo assim para uma maior vigilância destas enfermidades no país.